top of page

PROJETOS VILA CULTURAL

2-seminário.png

2º ENCONTRO DE DEPARTAMENTOS CULTURAIS DE ESCOLAS DE SAMBA

 

Em 2016, o Vila Cultural foi o responsável por organizar o 2º Encontro de Departamentos Culturais de Escolas de Samba. O evento ocorreu no Bar Sempre Vila, na Rua Souza Franco, em Vila Isabel e foi composto por 3 mesas de debate com relevantes reflexões acerca do trabalho dos departamentos culturais das escolas de samba e da importância da preservação da memória do carnaval carioca. As mesas foram compostas por: Martha Abreu, Vinícius Natal, Thiago Viana, Eduardo Holanda, Raphael Homem, Claúdio Rocha, Luiz Antônio Simas, Fábio Fabato, André Bonate e Leonardo Bora.

Você pode assistir às mesas de debate clicando nos links abaixo:

 

Mesa 1 – Como tornar a Memória Pública?

Mesa 2 – É possível ser departamento cultural na Intendente?

Mesa 3 – Qual o papel dos Culturais na “crise”?

cijne-debate.png

CINE-DEBATE KIZOMBA

O Cine-debate Kizomba foi um evento organizado pelo Departamento Cultural em 2014 e realizado no Centro Cultural Cartola, atual Museu do Samba, que consistiu na exibição do desfile da Vila Isabel no carnaval de 1988, seguido de um rico debate com personagens que fizeram parte de Kizomba. Participaram da mesa de debates: Ruça, presidente da Vila em 1988; Jaiminho Harmonia, Diretor Geral de Harmonia em 1988; Mestre Mug, Mestre de bateria em 1988; Gera, intérprete oficial em 1988; Carlinhos Brilhantes, mestre-sala em 1988; Décio Bastos, componente da comissão de frente em 1988. A mediação da mesa ficou por conta do escritor Leonardo Bruno.

DEPOIMENTOS

A coleta de depoimentos é um projeto permanente do Vila Cultural e consiste em registrar, em vídeos, as histórias de vida de pessoas que têm o nome marcado na trajetória da Vila Isabel. Para além dos registros, os depoimentos são, também, uma maneira de exaltar aqueles que construíram e constroem a agremiação e valorizar memórias que ficaram esquecidas pelo tempo.

O Vila Cultural tem, em seu acervo, depoimentos de figuras muito importantes como: Mestre Trambique, Jaiminho Harmonia, Ciro do Agogô, Gera, Dona Ivanísia, entre outros.

Para conferir os depoimentos, acesse o canal do Vila Cultural no YouTube.

depoimento.png

Exposição “Tô Feliz da Vila”

A exposição “Tô Feliz da Vila” foi idealizada com o objetivo de valorizar os componentes e os momentos de alegria do cotidiano da escola. A exposição era composta por painéis com fotos de diversos torcedores da Vila Isabel, que ficaram expostas, inicialmente, no espaço do primeiro piso do Shopping Boulevard Rio e marcou uma parceria do Vila Cultural com esse centro comercial. No shopping, além da exposição, aconteceram diversas atividades próximas ao carnaval, com o objetivo de expandir a área de atuação da escola para o bairro, na tentativa de envolver cada vez mais os moradores do bairro, como aulas de samba no pé e roda de samba com os compositores. Posteriormente, a exposição foi levada para dentro da nossa quadra de ensaios e as fotos ficaram em exibição durante todos os eventos da agremiação, proporcionando um clima de reconhecimento dos componentes retratados em cada painel.

feliz-a-vila.png
histo-do-samba.png

Exposição “A história do Samba pela Vila Isabel”

A exposição “A História do Samba pela Vila Isabel” foi uma criação do Vila Cultural para contar a história do samba na cidade do Rio de Janeiro a partir de um paralelo com a história da Unidos de Vila Isabel. Nela, foram apresentados textos com fatos históricos que passaram pelas manifestações de matrizes africanas que consolidaram um movimento de resistência na região da Pequena África, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, pelo processo de urbanização da cidade, pela criação da Unidos de Vila Isabel e por  fatos marcantes da escola e do carnaval carioca. Além disso, fotos e adereços de carnavais antigos da Vila foram expostos para representar a estética das escolas de samba. A exposição ficou em exibição no shopping Barra Square e sua inauguração contou com show da bateria Swingueira de Noel e de passistas da agremiação.

ORGANIZAÇÃO DO ACERVO

O primeiro contato do Vila Cultural com o acervo da agremiação foi em 2014 e a situação encontrada não era das melhores. O departamento se debruçou na recuperação de todo o material e, para isso, promoveu dois mutirões na quadra da escola. Mais de 40 pessoas da comunidade participaram dessa ação de separação e higienização do acervo. Em seguida, o trabalho de organização do acervo avançou com os integrantes do Departamento Cultural e, assim, nos consolidamos como a única agremiação do carnaval carioca a ter o acervo organizado dentro de sua quadra de ensaios, aberto à visitação ao público sob agendamento. Assim, a ação planejada consistiu em reunir e organizar o acervo, com o objetivo de salvaguardar a memória da Unidos de Vila Isabel.

organizazação.png

PODCAST VILA CULTURAL

A ideia do projeto do Podcast do Departamento Cultural surgiu a partir da necessidade de desenvolver um conteúdo moderno e com linguagem atual para uma produção audiovisual que ficasse disponível no YouTube e nas principais plataformas de streaming.  Assim, em um estúdio montado dentro do barracão de nossa escola, fizemos uma primeira temporada com 3 episódios, gravados no barracão da nossa escola, com conversas sobre a agremiação, sobre a trajetória dos convidados no carnaval carioca e, principalmente, sobre a preparação e expectativas para o carnaval de 2022, no qual a Unidos de Vila Isabel homenageou nosso mestre Martinho da Vila.

Essa primeira temporada contou, portanto, com a participação de Moisés Carvalho, Diretor de Carnaval e Edson Pereira, carnavalesco à época; o intérprete Tinga e Macaco Branco, nosso Mestre de Bateria; André Diniz, um dos maiores compositores da azul e branca de Noel.

Você pode conferir os episódios nos links a seguir:

Episódio 1 – André Diniz

Episódio 2 – Edson Pereira e Moisés Carvalho

Episódio 3 – Tinga e Mestre Macaco Branco

podcast.png
bottom of page